ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA (TDCS) APLICADA À REABILITAÇÃO
Este é um curso de capacitação da técnica de estimulação transcraniana por corrente contínua. Esta técnica é capaz de promover plasticidade cerebral, sendo aplicada nas áreas da reabilitação sensório-motora, perceptual e cognitiva de pacientes neurológicos, distúrbios do equilíbrio, vestibulopatias, dor crônica, esporte, além de tratamentos de disfagia e afasia para profissionais da fonoaudiologia. No curso, será realizado enfoque clínico (60% de prática entre alunos e com pacientes), com embasamento sobre ETCC e aplicações neurologia, controle motor, dor, esportiva, etc).
O curso está aberto para fisioterapeutas e alunos de fisioterapia partir do 3° ano, respeitando as diretrizes da Resolução N° 434 de 27 de setembro de 2013 e do Acórdão N° 378 de 29 de agosto de 2014 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).
O que vou aprender?
Conteúdo | Metodologia | Objetivo | Público Alvo | Certificação |
Disciplinas |
Metodologia |
Objetivo |
Público Alvo |
Certificação |
Parte teórica online
- Histórico de estimulação elétrica no mundo
- Biofísica das correntes e princípios eletrofisiológicos da ETCC
- Mecanismos de ação da ETCC e plasticidade cerebral
- Critérios de segurança
- Aplicações em Neurologia (AVC, distúrbios de movimento e ataxias)
- Aplicações na área de biomecânica e controle motor (tempo de reação, aprendizado motor, alcance, preensão, manipulação, controle postural, mobilidade e marcha)
- Aplicações em neuropsiquiatria (depressão, ansiedade, TOC, TDAH).
- Aplicações em disfagia e afasia
Parte prática
- Sistema 10-20 do EEG
- Prática do sistema 10-20 entre alunos
- Noções básicas de primeiros socorros
- Avaliação e screening dos pacientes para ETCC
- Protocolo operacional padrão da ETCC
- Treino prático entre os alunos (montagem anódica, montagem catódica, montagem dual)
- Prática com pacientes neurológicos (AVC, Parkinson, TCE, Ataxias)
- Prática de ETCC em distúrbios do equilíbrio (controle postural, idosos, vestibulopatias)
- Prática de ETCC em disfagia e afasia (fonoaudiologia – se caso tiver alunos dessa área)
- Prática em neuropsiquiatria (depressão, ansiedade, TOC, TDAH).
E ainda...
Um encontro online de Metoria de discussão de casos clínicos
- Para um maior aproveitamento do conteúdo do curso, as aulas serão dividas em aulas teóricas e práticas;
- O curso apresenta uma medotodologia inovadora com o modelo híbrido de aulas, dividindo o conteúdo Teórico no formato online ao vivo que ocorrerá nos dias 30/11 e 01/12 de 2024, das 8:00 as 17:00hs e o conteúdo prático de forma presencial nos dias 07 e 08 de dezembro de 2024, das 8:00 as 17:0hs.
- Após o curso será oferecido também aos alunos dois encontros de mentoria de 4 horas para alinhar a aplicação da técnica e os resultados com os pacientes, além da discussão de casos clínicos.
- Apresentar as melhores evidências Científicas sobre a Neuromodulação por TDCS na Reabiliação Neurofuncional;
- Esgotar as possibilidades de apliação da TDCS na reabilitação;
- Demonstrar os protocolos de tratamento mais atualizados sobre a TDCS na Reabilitação Neurofuncional.
Fisioterapeutas, Fonoaudólogos, Médicos, Psicólogos e acadêmicos a partir do último ano
Ao término do curso o aluno receberá o certificado o certificado de conclusão em "Estimulação transcraniana por corrente contínua (TDCS) aplicada à reabilitação" com validade em todo território nacional
Nossos diferenciais
- Professor Doutor e pesquisador na área da TDCS e com diversos artigos publicado em revistas internacionais sobre o tema;
- Aulas práticas em pacientes;
- Procotolos atuais na reabilitação neurofuncional com o uso da TDCS;
- Mentoria após o curso para aprofundamento do conteúdo.
Veja o que nossos alunos falam sobre esse curso
Informações Adicionais |
Datas do curso
20 e 21 de janeiro - Parte teórica online
27 e 28 de janeiro - Parte prática presencial
E mais um dia de 4h pra discussão de casos (mentoria)
Faça aqui sua pré inscrição
Extensão IBRAESP.
Invista no seu futuro.
** O IBRAESP reserva-se o direito de NÃO oferecer o curso caso não atinja o número mínimo de alunos matriculados.